Rinoplastia

A aparência do nariz é responsável por grande parte da harmonia facial. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas faciais. A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, visa justamente restaurar este equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente.

Atualmente, o cirurgião pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Esta cirurgia também pode corrigir defeitos já presentes ao nascimento, sequelas de traumatismos ou rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.

O objetivo da rinoplastia moderna não é trazer um nariz ”empinado e pontudo” às pessoas, mas sim propiciar harmonia à face, tentando adequar o tamanho e a forma do nariz às características de cada paciente.


Perguntas e Respostas

Há perigo na rinoplastia?

Qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos. Felizmente, raramente a rinoplastia determina sérias intercorrências. Como se trata de uma cirurgia eletiva, pode-se…